sábado, setembro 3

Os tortuosos caminhos da política brasileira



Os últimos acontecimentos políticos no Brasil se tornaram um verdadeiro furacão abalando de diversas formas a já complexa situação pela qual o país passa. O impedimento da presidente Dilma Rousseff demonstrou um conjunto de falhas e distorções bastante comuns para quem tenta entender alguma coisa do que se passa em solo tupiniquim. Para o brasileiro nativo o fato de o cenário, extremamente fatiado e conservador, da política nacional estar passando por maus momentos, não é novidade nenhuma, na verdade, para os bens avisados, a crise atual já estava anunciada há muitos anos antes do atual boom. A grande surpresa tem sido a capacidade dos ilustres representantes legislativos em inovar suas tramas e esconde-las da população. 

Os episódios dessa catástrofe são um ótimo exemplo para se entender quão diversa é a sociedade brasileira, e o quanto os políticos refletem uma contradição em relação aos anseios éticos e morais esperados dos congressistas. De forma geral, em termos de política, não há que se falar em certo ou errado e sim o que deu razão aos acontecimentos, fato é que, com a desinformação, fica difícil se chegar a alguma conclusão lógica e deduzir que exista alguma racionalidade ou respeito à lei. Para cada absurdo cometido existe um argumento mais esdruxulo, e do jeito que vai, a cada dia que passa, as explicações vão se tornando cada vez mais intoleráveis e distantes da realidade da maioria da população.

Outro aspecto relevante é de que as pessoas pobres, que mais lidam com os resultados catastróficos dos erros políticos, é quem menos tem condições de se interessar criticamente ou atuar por mudanças. Geralmente lutando por saúde, educação e segurança, as pessoas em situação de vulnerabilidade dificilmente conseguem se quer, captar os antagonismos da política de esquerda ou o elitismo da direita. Deficiências sociais propositalmente estruturadas para manter o atraso e a falta de conhecimento geral sobre a situação do país, provocando discursos e posturas políticas que muitas vezes ferem os próprios direitos.

Toda essa desconstrução apenas soma fatores ao que já vem sendo consolidado como parte de uma pequena política, ou da politicagem mesquinha assistida nos diversos espaços em que sobressaem aqueles que trabalham barganhando privilégios próprios. O egoísmo parece ser um mal constante na política, e no caso do Brasil foi institucionalizado pelas elites conservadoras que preservam arduamente a naturalização do desprezo pela mulher, pelo negro, pelo índio e pelas pessoas LGBTT. A polícia talvez seja a principal instituição estatal representante do modo preconceituoso, violento e truculento pelo qual a pequena política age em favor dos grandes e escusos interesses hegemônicos no interior da própria sociedade.  

Diferente do que costuma ecoar por aí, não se pretende defender ou acusar de golpe o afastamento de Dilma. Não é possível sustentar que exista um golpe em execução sem saber exatamente quem está no comando ou contra quem efetivamente está sendo mirado. Muitos são os discursos, as narrativas e as desculpas, mas muito pouco ou quase nada se consegue explicar sobre o que vem acontecendo nos bastidores políticos. Como já foi dito, a política parece ter cortado laços com a lógica, a racionalidade e o bom senso, o que impera e determina a tomada de partido não é o esclarecimento, mas o temor, o medo e a emoção.

A dicotomia radical entre as posturas políticas só atrapalha ainda mais o entendimento das causas e consequências obscurecendo e relativizando questionamentos, aplicando uma ideologia fascista de padronização do entendimento e do sentimento nacional. O mundo mudou e o Brasil já não é o mesmo, mas as formas de entende-lo e discuti-lo continuam as mesmas da década de 1980, generalizando comportamentos e fazendo avançar políticas conservadoras transvestidas de progressistas. Não é a vida que tem que precisa caber na política, é a política que tem de caber na vida, de nada adianta rivalidades e estranhamentos por causa de diferenças ou mesmo da indecisão, enquanto a maioria da população se digladia o status quo permanece inalterado.

Não é na síntese ou na unidade indissolúvel que encontraremos a solução, mas é na diversidade, no acolhimento das pluralidades que construiremos um país democrático e para todos. Nem é a política feita nos grandes cenários que deve determinar a forma como as pessoas se relacionam e trocam opinião. É no conjunto das lutas diretas e dos males que a todos acometem coletivamente, que teremos condições de encontrar caminhos possíveis e realmente inovadores.            
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viage mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...