quinta-feira, junho 2

Laranja é o Novo Preto



 
A série de enorme sucesso do original “Orange is The New Black” retrata a rotina de uma prisão feminina nos Estados Unidos. As cenas se passam na prisão de Lichfield onde a protagonista Piper Kerman começa a cumprir sua pena por participação no crime de comércio de drogas ilegais que a antiga namorada lhe influenciou a participar. No início, as cenas se passam no tempo presente, antes dela entrar na prisão.

O título da série faz menção ao uniforme das detentas que tem a cor laranja. Depois que entram na cadeia começa a ser o pretinho básico de todas as presidiarias. Talvez numa análise mais ampla, o nome queira fazer menção a essa nova realidade em que o laranja, de tão comum, tenha substituído a clássica cor preta que traduz elegância e estilo aos visuais. E porque não dizer, que mais cedo ou mais tarde possa vir a ser o uniforme que outras mulheres possam usar em dado momento de suas vidas na prisão, de tão habitual essa realidade.  

Depois que começa a cumprir sua pena, Piper se dá conta dos privilégios que sempre teve durante sua vida e que a maioria das outras mulheres presidiarias nunca tiveram. De origem branca, com um estilo de vida classe média alta nova iorquina, ela começa a sofrer o preconceito dos privilégios que nunca antes tinha se dado conta. Além do choque de uma nova realidade como prisioneira, Piper começa a ter de lidar com aspereza diante da posição que levava fora da cadeia sem maiores problemas.

A dura rotina se passa entre serviços obrigatórios - que nada ou quase nada muda suas penas - e o cotidiano disciplinador e intimidador imposto pelo sistema prisional. O ambiente de selvageria presente na cadeia, o preconceito e o racismo, como já é conhecido pelo estereótipo comum, acaba formando grupos de resistência, de acordo com as diferentes identidades e exclusões - negras, latinas, lésbicas e etc. O que curiosamente reproduz os guetos de exclusão presentes na sociedade exterior.

Com um apelo humorístico e dramático, a série se desenvolve em torno de disputas e reviravoltas nos comandos internos entre as prisioneiras e da própria administração que enfrenta diversos obstáculos. Como já era de se esperar também existem privilégios e chefias dentro da prisão que mudam e se reorganizam na medida em que novas situações surgem. Administrativamente fica nítida a corrupção, as fragilidades de reeducação e segurança, além das disputas entre os próprios servidores prisionais.      

Acontece que depois da chegada de sua ex-namorada na prisão, Alex Vause, Piper enfrenta dificuldades no relacionamento com o até então noivo que desconhecia essa parte de seu passado. Essa reviravolta e outros contextos que acabam se desenvolvendo com o seu noivo, acabam por fazer os dois desistir do casamento. Mais à frente, Piper e Alex terminam reatando seu relacionamento dentro da prisão, o que também rende muitos problemas.

O lado dramático da série, se passa quando retratados pequenos fragmentos da história pessoal da presidiarias, o que de certo modo, tende a explicar parte do porquê de cada uma ter ido parar na prisão. Retratos de preconceito, racismo, exclusão, discriminação e muitas vezes problemas familiares e psicológicos dão o tom na maioria das histórias. O que não somente por isso, justifica os crimes e atentados já cometidos.

Com o passar do tempo, Piper começa a mudar seu comportamento de menina burguesa e ingênua, para um lado mais sério e sombrio. Também começa a perceber que fácil é entrar na prisão, permanecer viva, sóbria e sair, é que é o problema. As regras, as disputas com outras prisioneiras e o próprio sistema carcerário, favorecem com que as pessoas nunca se livrem da cadeia ou dos prejuízos sociais que ela causa. Além da protagonista, inúmeras personagens fazem a trama se tornar hilária e chocante em muitos momentos. A série tem 3 temporadas e a quarta está prevista para ser liberada esse mês na Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viage mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...